Eleição Unificada de Membros dos Conselhos Tutelares

01/10/2023 10:54

No dia 01 de outubro de 2023 foi realizado a Eleição Unificada de Membros dos Conselhos Tutelares no município de Belmonte (sede e Barrolândia).  O CMDCA (Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente) é o responsável pela organização deste processo. Para garantir o êxito das eleições de conselheiros (as), contamos com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Tribunal de Justiça Eleitoral, Ministério Público, Mesários e Câmara Municipal de Belmonte. Este ano, a votação foi realizada com urnas eletrônicas, a apuração foi feita na Câmara Municipal, totalizando 1.851 votos apurados.

A importância do voto:

1.    Fortalecimento da Democracia Local: O voto nas eleições do Conselho Tutelar é uma forma direta de participação na escolha dos representantes que atuarão na proteção das crianças e adolescentes da comunidade. Ao votar, o cidadão exerce sua cidadania e contribui para fortalecer a democracia em nível local.

2.    Responsabilidade Compartilhada: Ao eleger conselheiros comprometidos com a causa da infância e da adolescência, a comunidade compartilha a responsabilidade de garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam protegidos e respeitados. O Conselho Tutelar não é uma responsabilidade apenas dos conselheiros eleitos, mas de toda a sociedade.

3.    Fiscalização e Transparência: O voto consciente permite que a comunidade acompanhe o trabalho dos conselheiros tutelares eleitos e cobre ações transparentes e efetivas em prol dos direitos da criança e do adolescente. Eleger representantes comprometidos com a causa aumenta a probabilidade de um trabalho sério e eficaz.

4.    Mudança Social e Impacto Positivo: A eleição de conselheiros capacitados e engajados pode resultar em mudanças significativas na realidade de crianças e adolescentes vulneráveis. Políticas públicas mais efetivas, combate à violência e ao abuso e maior suporte para famílias em situação de risco são algumas das possíveis melhorias.

A Presidente do CMCDA Bianca Figueirêdo em nome de toda Comissão Eleitoral, agradece a presença dos eleitores, a parceria de todos os envolvidos nesse processo, ressaltando total apoio da Prefeitura Municipal de Belmonte, a Secretária Municipal de Assistência Social Cleusa Klein; Secretário Municipal de Educação Glauber Façanha; Ministério Público na pessoa do Promotor Dr. Bruno Gontijo; Tribunal de Justiça eleitoral; Mesários e Câmara Municipal de Belmonte. Ressaltamos que a  eleição do Conselho Tutelar é um momento crucial para a sociedade exercer seu papel de cidadania e garantir a promoção dos direitos da criança e do adolescente, este órgão é fundamental para assegurar que a criança e adolescente tenha um desenvolvimento saudável, livre de violência e abuso.

Classificação dos Candidatos