Violência Obstétrica
No dia 28 de junho, foi realizado uma capacitação para todos os enfermeiros do município e médica Dra. Josiene sobre Violência Obstétrica. Como palestrante tivemos a Enfermeira Obstétrica Shana Belém que ministrou toda a capacitação.
Violência obstétrica é todo ato capaz de negativar a experiência do pré-natal, parto e pós-parto. Considerada uma violência institucional e de gênero, ela também se configura como uma negação dos direitos humanos e sexuais às mulheres. A violência obstétrica é toda ação que gera maus tratos, desrespeito e abusos no momento do pré-natal, parto e pós-parto, inclusive quando há a perda gestacional. Configura-se também como uma forma de negar os direitos humanos e os direitos sexuais reprodutivos às mulheres.
Desse modo, toda ação que cause um dano físico, emocional ou psicológico à mulher gestante, tornando a experiência do pré-parto, parto e pós-parto negativa, pode ser considerada uma violência obstétrica.
É direito da gestante ser tratada com respeito e dignidade durante o seu pré-natal, parto e pós-parto, por isso existem ações voltadas para a assistência do parto humanizado visando melhorias no acolhimento as gestantes do município e distritos.