“Aquele que Acolhe se torna Responsável pelo Processo Desencadeado”
No dia 26 de junho de 2023, a psicóloga Karen Justino Neves realizou a 4ª oficina com a equipe CAPS, com o tema “Aquele que Acolhe se torna Responsável pelo Processo Desencadeado”. O propósito dessa oficina foi refletir sobre a importância de cada profissional dentro da realidade Caps, e a percepção de que a partir da escuta das histórias de vida relatadas pelos usuários, todos se tornam corresponsáveis no acolhimento do sofrimento do outro.
Para fechar com chave de ouro esse evento, foi lançado um vídeo que se inicia com imagens chocantes do holocausto brasileiro. Entre os anos de 1930 e 1980, o Hospital Colônia em Barbacena/MG submetia os pacientes internados a todo tipo de tortura: eram violentados, passavam frio e fome; não forneciam roupas para os pacientes, que andavam quase nus. Em noites de frio, chegaram a ser registradas 60 mortes; os corpos eram vendidos para faculdades de medicina na época, tudo com a omissão do Estado. Mais de 70% das pessoas não sofriam com nenhum transtorno mental.
A segunda fase do vídeo, mostra como a Saúde Mental é conduzida hoje, muito bem representada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Belmonte/BA. Segundo a OMS (2001), a reabilitação psicossocial busca possibilitar às pessoas o gerenciamento de suas vidas e a redução da estigmatização, através do desenvolvimento de suas potencialidades individuais e o apoio familiar/comunitário. A partir da responsabilidade base de cada profissional, observou-se que todos compartilham um mesmo objetivo: Resgatar através da Escuta.
“A dignidade de cada ser humano mede-se pela sua capacidade de reconhecer que uma pessoa é em si mesma um fim, nunca um meio!”