AGRICULTORES RECEBEM MUDAS DE CACAU E AÇAÍ

02/12/2021 18:19

Na manhã desta quarta-feira (01/12/2021), aconteceu uma Cerimônia para entrega de mudas de cacau clonal, cacau seminal e mudas de açaí, na qual a Associação das Margaridas de Belmonte foi contemplada com 7.500 mudas no total.

Nesta cerimónia esteve presente o Prefeito Bebeto Gama, reforçando o seu compromisso com os agricultores e se disponibilizando no que for possível.

As mudas são frutos da solicitação feita à SDR- Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, através Associação das Margaridas, há mais de 4 anos.

“O ato desta entrega só foi possível pela cobrança insistente da secretária de agricultura de Belmonte, representada pelo Secretário Raimundo Miller e a pela Diretora de Agricultura Helisandra, que tem se empenhado na busca de melhorias e apoio a pasta de Agricultura.”  (Tais Bispo - Presidenta da Associação das Margaridas)

“Nós da Associação das Margaridas agradecemos a prefeitura de Belmonte que através da Secretaria de Agricultura fez toda parte de logística da Biofabrica a Belmonte, fazendo com que os agricultores não tivessem custo até a entrega destas mudas. “Lucidalva Costa Nascimento.

Estiveram presentes o Secretario de Infraestrutura, Sr. Luiz da Henrique, a Secretaria de Assistência Social, representada pelo Sr. Edson da Conceição, o Gerente de Património, Sr. Gilberto Silva, e as colaboradoras da Secretária de Agricultura Vania e Marcia.

As falas das pastas firmaram alianças na busca de desenvolvimento na ária agrícola.

Contaram também com a presença da associação Unidos em Cristo e Agricultores informais.

“Considero que conquista como essas ocorrem sempre que as Associações organizadas e cientes dos seus direitos, conseguem o apoio necessário para ao acesso aos mesmos. E que o nosso papel quanto Secretaria servi-los pois sem eles não teríamos razão de existir.”  Que a parceria e articulação junto ao Governo do Estado e a Biofábrica foi e é de fundamental importância para o acesso as Políticas Públicas voltadas ao homem do campo, portanto deixo aqui registrado meus sinceros agradecimentos a todos, em nome do Superintendente da SUTRAG, Sr. Yulo Oiticica, do Coordenador da Biofábrica Valdemir J. dos Santos e do Técnico Agrícola Antônio Carlos Cardoso Andrade. E para finalizar agradecer a oportunidade permitida, primeiramente a Deus, e depois ao nosso Prefeito Carlos Alberto Rezende Gama, que tanto tem nos dado autonomia, credibilidade e total apoio, frente a gestão da Secretaria de Agricultura.” (Helisandra Marques- Diretora de Agricultura).

A cerimonia teve encerramento com a colaboração do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sr. Antônio Raimundo da Silva Seara, que orientou aos agricultores quanto ao plantio, passando informações quanto as diferenças entre os tipos de mudas recebidas, dentre elas os seminais e clonais de diversas variedades, atentando para a importância da abertura das covas, adubação irrigação dentre outros cuidados importantes ao bom desenvolvimento das mudas. Finalizando com uma oração de agradecimento, momento em que foi acolhido por todos.