SECRETARIA DE SAÚDE ATUALIZA O SISTEMA DA SESAB E ÍNDICE DE VACINAÇÃO AOS IDOSOS DO MUNICÍPIO AUMENTA.

10/03/2021 20:31

A Prefeitura Municipal de Belmonte e a Secretaria de Saúde informam a comunidade, que diante de algumas dificuldades, o índice de vacinação informado ao Ministério da Saúde e ao Sistema da SESAB – Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, encontra-se até a data de 9 de março de 2021 com 58,6% das aplicações informadas ao Sistema, a meta obrigatória é 85%, o sistema será atualizado até as 11h de quinta-feira, 11, o que aproximará o município do índice desejado.
Na tarde de quarta-feira (10), aconteceu uma Reunião, por videoconferência entre o Governador do Estado da Bahia Rui Costa (PT), o Prefeito Bebeto Gama (PP), e a Secretária de Saúde do município Renata Diniz, neste encontro foram apresentados as dificuldades e traçadas novas estratégias de combate ao aumento da COVID-19 e ao Plano de Vacinação.
Parte dessas estratégias será o início da vacinação dos idosos a partir de 75 anos. O que deixará o município com maior visibilidade no índice necessário.
É importante explicar a comunidade que, a vacina é multidose, ou seja, uma vez que o frasco aberto, terá o prazo de até 6 horas para serem aplicadas, por essa razão, é necessário ter um grupo com 10 idosos para cada frasco de vacina.
É preciso que haja cautela nesse processo, pois a preocupação da Secretaria de Saúde é que, nenhum cidadão da faixa etária de vacinação nessa fase fique de fora. Também é importante ressaltar que, uma das dificuldades é a extensão territorial do município de Belmonte com uma área de 1.939.447 km², tomando como exemplo os distritos de Santa Maria Eterna e Boca do Córrego que está a uma distância de aproximadamente 200 km.
O Prefeito Bebeto Gama falou com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Belmonte, e afirmou que, “todas as medidas necessárias para que aconteça a vacinação dos idosos na atual fase do plano sejam cumpridas, e que o índice do município, seja atualizado. Evitando assim, danos a comunidade.”