III CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM BELMONTE

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA  de Belmonte e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram no dia 26 de outubro a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento as Violências” O evento teve sua abertura oficial pelo presidente do CMDCA Flávio Ursulano,  execução do Hino Nacional, acompanhado pelas Flautistas, (as meninas da ONG Lar da Menina. Em seguida, palestra através da Assistente Social, Rita de Cássia Santana, encerrando a parte da manhã com a apresentação cultural pelas crianças e adolescentes do Circo do CRAS.

O turno vespertino, contou com a apresentação do grupo de crianças e adolescentes da fanfarra BANCRAS. Na sequência, os participantes se dividiram em grupo, onde discutiram os seguintes eixos:

Eixo I- Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social

Eixo II – Prevenção e Enfrentamento da Violência contra crianças e adolescentes

Eixo III– Orçamento e Financiamento das Políticas para crianças e adolescentes

Eixo IV– Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes.

Eixo V – Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Conferência teve boa representatividade de crianças e adolescentes da Sede, Barrolândia e Sta Maria Eterna. Contou também, com a presença de autoridades, como o Prefeito Municipal Sr. Janival Borges, Secretário Municipal de Assistência Social Sr. Claudio Soares, Presidente da Câmara Municipal Sr. Aelson Matos, Delegado de Polícia Civil Sr. Wendel Ferreira Santos; ONGs Escolas; conselheiros tutelares; conselheiros de direito; membros da assistência social; usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e CAPS.

Após a discussão das propostas dos grupos e eleição dos delegados, para a Conferência Estadual foi encerrada com um delicioso Coffee Break.